Publicado em Deixe um comentário

Palavra do Arquiteto com Gabriela Richter

Hoje o nosso papo será com a arquiteta e urbanista, Gabriela Richter. Formada pela Católica de Santa Catarina, atua no ramo da arquitetura de São Bento do Sul e região, desenvolvendo projetos de interiores, arquitetônicos e paisagismo. Em constante atualização, a arquiteta sempre está presente nas feiras mais renomadas do segmento, trazendo todas as novidades e tendências para seus projetos. 

O assunto da vez são os revestimentos! Esclareça aqui aquelas dúvidas que sempre aparecem na hora de definir a superfície que será revestida e qual o material ideal para cada ambiente. Essas e outras dicas você confere a seguir. 

Função, aplicabilidade, diferenças e tipos revestimento:

A principal função do revestimento é cobrir qualquer superfície, seja ela ela chão, parede ou estruturas como bancadas e cubas. A definição do revestimento a ser usado varia de acordo com cada ambiente, entrando na gama de revestimentos azulejos, pastilhas, porcelanatos, cerâmicos, papel de parede e gesso. Em resumo, tudo o que reveste alguma superfície é considerado um revestimento. 

Proteger e embelezar o ambiente também fazem parte das funções do revestimento e são diretrizes importantes na hora da escolha. A higienização também é um fator a ser levado em conta. Por exemplo, em ambientes em que a vigilância sanitária exige materiais de fácil limpeza opte por revestimentos que podem ser molhados como porcelanato e cerâmica.

Além disso, os revestimentos também podem ser utilizados como forma de delimitar ambientes com diferentes formas de instalação, mudança de tipos e formatos. A transição entre cozinhas e áreas comuns costuma ter a delimitação através do piso. 

A diferença entre os acabamentos também é importante de ser levada em conta. Porcelanatos podem ser polidos (brilhantes) ou acetinado (fosco) e possuem diversos tipos de desenho nas peças possibilitando se aproximar de superfícies como madeiras, materiais nobres como o mármore calacata. Entre o piso cerâmico e o porcelanato, a maior diferença é a retificação das bordas, mais comum no porcelanato e a durabilidade do produto que é superior também no porcelanato. 

O piso vinílico é outra opção de revestimento que se assemelha ao piso laminado, possui o mesmo desenho, têm leves detalhes em relevo de madeira, gera pouco barulho e possibilita a higienização molhada. Já o laminado, por ser madeira não permite a limpeza com água, no entanto sua instalação é simplificada em comparação ao vinílico que pode exigir nivelamento de piso ou mantas na hora da instalação.  

Como escolher um bom revestimento? 

É importante levar em conta qual ambiente em que o revestimento será instalado. Essa é a  principal diretriz para saber em qual nicho buscar, pois cada local tem suas particularidades exigindo materiais e formatos específicos. Por exemplo, atente-se se é um ambiente úmido (cozinha, banheiro, área de serviço) ou seco (quartos, salas, escritórios) o que influencia diretamente a escolha do material e o tamanho do ambiente para o melhor aproveitamento do piso sem perda de material ou cortes nas peças. 

Porcelanato em foco!

O porcelanato atualmente é um dos revestimentos que estão mais em alta com diversos tipos: para áreas externas, parede ou chão. É importante relembrar que os porcelanatos de chão sempre podem ser usados em paredes, mas os porcelanatos de parede nem sempre podem ser instalados no chão por conta da sua resistência e relevo.  

Também é possível utilizar esse revestimento em bancadas, escadas, degraus ou cuba, para dar continuidade ao design. No caso da cuba esculpida é possível adaptar o formato e criar uma nova estrutura em espaços limitados com medidas específicas que são difíceis de encontrar prontas. 

Para fachadas de residências, comércios ou edifícios também é possível utilizar o porcelanato, sem limitar o seu uso apenas para o interior, com peças que imitam outros materiais e em grandes formatos para a melhor adequação da fachada. Também é importante ressaltar que a iluminação faz toda a diferença na valorização do porcelanato. Com a luz correta é possível criar efeitos como luz e sombra e amplitude ao ambiente.

Essas foram as dicas sobre revestimentos com foco em porcelanatos. Obrigado a nossa parceira, Gabriela Richter pela contribuição. Conheça o trabalho da arquiteta visitando o seu Instagram profissional @gabrielarichter.arq.  

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa e não deixe de conferir as opções de revestimentos disponíveis em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *